Arquitetura Modular - Construções inteligentes

Soluções inteligentes garantidas

Design modular ou arquitetura modular consiste em um modelo de construção feito em “módulos” escaláveis e reutilizáveis. Eles podem ser criados independentemente e depois usados em diferentes sistemas. São fabricados em ambiente controlado e padronizado, posteriormente são transportados e agrupados no terreno.


Imagem: local - Fábrica da A Casa Container Brasília - autor - Klairton Rodrigues


São muitos os benefícios da Arquitetura Modelar, ela proporciona flexibilidade no design, eficiência, sustentabilidade, fácil manutenção, e redução de custos. Além disso, podem ser acrescentados novos módulos ao projeto principal a qualquer momento, sem os desconfortos de um canteiro de obras no terreno. A Arquitetura Modular permite usar o mesmo módulo em múltiplas configurações proporcionando uma grande variedade de projetos sem usar muitos tipos de componentes. Além da economia e praticidade, reduz exigências de capital mesmo em projetos de larga escala, que podem ser realizados por etapas.

A arquitetura modular é muito utilizada nos Estados Unidos, Europa, Austrália, Suíça e Japão, em edifícios modulares, painéis solares, turbinas eólicas e residências. No Brasil esse modelo de construção vem ganhando espaço.


Existe vários sistemas construtivos que podem ser "modulares" (Desenvolvidos em Fábrica) aqui utilizamos dois, a arquitetura em Container e Steel Frame.

Steel Frame Construção rápida e descomplicada O Light Steel Framing é um sistema de construção a seco, estruturado em perfis de aço galvanizado que formam um esqueleto projetado para suportar as cargas da edificação. É um sistema mundialmente consolidado e amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, continente Europeu e também no Brasil. Entre as suas vantagens frente a construção convencional em alvenaria estão: rapidez, fácil manutenção, custo reduzido, resistência e versatilidade, além de uma construção limpa e sem desperdícios.

imagem: Fábrica modular - Steel Frame

Container Versatilidade e eficiência A arquitetura de contêineres tem sido comprovada como um material de construção versátil em tudo, desde casas temporárias a apartamentos e condomínios de luxo. Possibilita uma obra mais limpa, com redução de desperdícios, custos e período de construção.

imagem: Fabricação de um Container marítimo


Velocidade e Limpeza

Métodos tradicionais produzem muita sujeira, movimento de terra, produção do concreto, logística e etc. Diferente do Container, que já vem com sua estrutura montada de fábrica, sendo necessário fazer as aberturas das esquadrias e fechamentos com drywall, todo o material tende a ser sob medida, evitando ao máximo o desperdício.

O prazo vai variar de acordo com o projeto, mas geralmente cada módulo fica pronto em média 30 dias.


Obra Sustentável

O container é um material reutilizável, então o que seria jogado em um ferro velho se torna sua casa ou seu negócio!

Os módulos diminuem a taxa de cimento e areia (materiais que utilizam recursos naturais em sua produção), outro benefício ecológico é a menor taxa de desperdício, gerando menos lixo nas obras.


Mobilidade

0s módulos geralmente são apoiados em sapatas de concreto sem fixação, o que permite sua retirada para outro local.

É preciso um caminhão munck para puxar o container e encaixar em uma carreta para transporte. Essa mobilidade permite o cliente adquirir etapas da obra, ou seja: pode construir uma casa com 2 módulos e posteriormente acoplar mais containers sem os desconfortos de um canteiro de obras no terreno.

Para que tudo funcione como planejado, é necessário a contratação de um projeto de Arquitetura e Engenharia de qualidade, não adianta ter um método de construção ágil, se existe erros em obra com projetos sem compatibilização.


Gostou? quer saber tudo sobre Arquitetura modular?

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!


Klairton Rodrigues Oliveira

Arquiteto - CAU: A145787-0

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo