O que é BIM? Qual a sua importância?



Todos os nossos trabalhos são projetados utilizando a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção). Beleza, mas o que é BIM?


Em resumo é uma simulação de construção de forma virtual, integrada e colaborativa que envolve políticas, pessoas e tecnologia durante todo ciclo de vida da edificação. Para Chuck Eastman, autor do livro Manual de BIM: Um Guia de Modelagem da Informação da Construção para Arquitetos, Engenheiros, Gerentes, Construtores e Incorporadores, Bim é:


“BIM é uma filosofia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores (AEC) na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém tanto informações topológicas como os subsídios necessários para orçamento, cálculo energético e previsão de insumos e ações em todas as fases da construção” (Eastman, 2008).

Através do BIM, podemos criar digitalmente projetos precisos de uma construção. Além disso, o uso da tecnologia nos permite uma melhor análise do projeto em todas as suas fases, uma vez que conseguimos integrar as diversas disciplinas da construção civil. Os modelos criados com o uso do BIM contêm dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e logística.


imagem, Simulação cronograma físico financeiro, Navisworks, Fonte: Klairton Rodrigues


imagem, 2D e 3D parametrizado com informações, Revit, Fonte: Klairton Rodrigues


O uso do Bim é crucial para um projeto, evita erros e gastos desnecessários, podendo reduzir os custos em até 25%.​ Basicamente antecipamos as tomadas de decisão, não permitindo que erros cheguem até a obra. Alguns benefícios do uso da tecnologia Bim:

- ter controle e gestão do ciclo de vida do edifício

- reduzir perdas

- reduzir Retrabalhos

- reduzir problemas de comunicação

A PennState - Universidade Estadual da Pensilvânia, definiu 25 usos do BIM, divididos em quatro fases:


- Planejamento

- Design / Projeto

- Construção

- Operação


https://bim.psu.edu/uses/


Todo projeto é único, e o desafio das equipes é avaliar quais desses usos são aplicáveis, já que todo projeto tem sua particularidade.


Gostou? quer saber tudo sobre projetos em BIM e Arquitetura modular?

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!


Klairton Rodrigues Oliveira

Arquiteto - CAU: A145787-0

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo